
Infertilidade
As causas da infertilidade são variadas. Acredita-se que 30% dos casos sejam decorrentes da infertilidade masculina, 30% da feminina, 30% por questões relativas a ambos, e 10% por motivos indeterminados.
Para detectar quais as possíveis causas para a dificuldade em ter um bebê, o casal deverá realizar exames que avaliarão sua capacidade reprodutora. Para o homem será indicado o espermograma. Já as mulheres podem fazer o exame clínico para examinar o colo do útero e, em alguns casos, flutuações hormonais do ciclo menstrual.
De acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, as principais causas da infertilidade são:
Idade: não deixar para engravidar tarde;
Doenças sexualmente transmissíveis: prevenir e tratar rapidamente;
Peso: evitar baixo peso ou obesidade;
Tabagismo: parar de fumar, pois o cigarro reduz a fertilidade.
A relação entre idade e fertilidade é conhecida, pois quanto maior a idade da pessoa, menor deve ser a qualidade dos gametas (o óvulo e o espermatozoide). Segundo a noção médica tradicional, as mulheres já nascem com todos os óvulos, que serão amadurecidos ao longo da vida. Assim, ao envelhecerem, essas células apresentariam menor eficácia para a concepção. Estudos recentes sugerem que mulheres adultas continuam produzindo óvulos, o que poderia ampliar as possibilidades de tratamento da infertilidade. Já os homens produzem espermatozoides a partir da puberdade e ao longo da vida toda.
Alguns fatores do cotidiano também podem ser causadores da dificuldade de engravidar, como o estresse e outros indicadores de uma saúde debilitada. A obesidade, por exemplo, é um fator que pode favorecer a infertilidade, pois o aumento de gordura desestimula a produção dos hormônios femininos e masculinos.
O diagnóstico é realizado por exclusão, ou seja, a partir de um quadro geral de possíveis fatores, vão-se descartando as hipóteses até chegar ao diagnóstico final. Entretanto, quando não são encontradas alterações clínicas, os casais recebem o diagnóstico de causa indeterminada. Nesses casos, é recomendada a realização de novos exames tanto para o homem quanto para a mulher.
Calculadora Gestacional
Digite a data do primeiro dia do seu último período menstrual.
PREGNANCY CALCULATOR

Enter the date of the first day of your last menstrual period (LMP):
RESULTADO DA DATA ESTIMADA

Provável data da última menstruação:
Idade Fetal Hoje
Melhor período para verificação do NT:
(12 semanas 3 dias até 13 semanas 3 dias)
Data de Morfologia;
(19 semanas)
Primeiros batimentos do coração por Doppler:
(11 até 12 semanas)
Melhor época para avaliar o comprimento cervical em pacientes com fatores de risco:
Melhor hora para o ultra-som de anatomia de rotina:
(18 até 20 semanas)
Data estimada de nascimento:
Agende sua Consulta
Entre em contato comigo através do formulário, telefone ou whatsapp.

