Você sabe a diferença entre o DIU de cobre e o de prata?
O Dispositivo Intra-Uterino, conhecido como DIU, é um método contraceptivo.
Muitas mulheres tem muitas dúvidas em relação ao DIU.
A falta de informação é uma das principais razões que justificam a desistência das brasileiras pela escolha do DIU.
Apesar da sua eficiência maior frente a outros contraceptivos (eficácia superior a 99% – no caso do diu hormonal), o DIU é a preferência de quase 2% das mulheres em idade fértil no Brasil contra aproximadamente 25% na Europa.
Existem, basicamente, três tipos de DIU: de cobre, de prata e o hormonal. Eles possuem funcionamentos distintos entre si, assim como a sua composição, garantindo que cada mulher possa encontrar o melhor modelo.
DIU de cobre
O DIU de Cobre libera pequenas quantidades de cobre no útero, causando algumas alterações no endométrio e processo inflamatório local, incompatíveis com sobrevida dos espermatozoides e implantação para gestação. Possui boa eficácia quando bem posicionado no útero, e o efeito colateral mais frequente é o aumento do fluxo menstrual. Ele pode permanecer no corpo de 5 a 10 anos.
DIU de Prata
O DIU de Prata une prata e cobre no mesmo dispositivo, e produz o mesmo efeito local para espermatozoides e implantação. Porém, a prata faz com que o fluxo menstrual seja menor em comparação com o DIU de Cobre isolado e a prata diminui o risco de oxidação da parte de cobre, aumentando a eficácia do método contraceptivo.
Ficou com alguma dúvida? Se interessou?
Entre em contato!!!
