Exame Morfológico – Primeiro Trimestre

 em Dicas

Este exame é realizado entre 11 semanas e 3 dias a 13 semanas e 6 dias, mais precisamente quando o bebê estiver medindo entre 45mm e 84mm de comprimento da cabeça-nádegas. O exame pode ser realizado por via abdominal, entretanto algumas vezes pode ser complementado pela via transvaginal.

Neste exame é realizada a medida da translucência nucal. A translucência nucal será utilizada como principal indicador para dizer se o bebê tem um risco alto ou baixo para síndrome de Down (entre outras síndromes).

Além da translucência nucal e do osso nasal, outros marcadores poderão ser avaliados, conforme a requisição do seu médico obstetra, dentre eles o fluxo do ducto venoso e das artérias uterinas. Uma avaliação importantíssima é a avaliação dopplervelocimetrica das artérias uterinas, que vai avaliar o risco para pré-eclâmpsia na gestação. Quando a mãe tem risco aumentado pode-se iniciar a terapia com AAS, o que diminui muito a chance da ocorrência dessa patologia. Entre no site para mais detalhes sobre esse exame que considero um dos mais importantes de toda a gestação!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

×