
Endometriose
É uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga.
Todos os meses, o endométrio fica mais espesso, para que um óvulo fecundado possa se implantar nele. Quando não há gravidez, no final do ciclo ele descama e é expelido na menstruação. Uma das teorias para explicar o aparecimento de endometriose é que um pouco desse sangue migra no sentido oposto e cai nos ovários ou na cavidade abdominal, causando a lesão endometriótica. As causas desse comportamento ainda são desconhecidas, mas sabe-se que há um risco maior de desenvolver endometriose se a mãe ou irmã sofrem com a doença.
É importante destacar que a doença acomete mulheres a partir da primeira menstruação e pode se estender até a última. Geralmente, o diagnóstico acontece quando a paciente tem em torno dos 30 anos.
A doença afeta hoje cerca de seis milhões de brasileiras. De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10% a 15% de mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) podem desenvolvê-la e há 30% de chance de que fiquem estéreis.
Calculadora Gestacional
Digite a data do primeiro dia do seu último período menstrual.
PREGNANCY CALCULATOR

Enter the date of the first day of your last menstrual period (LMP):
RESULTADO DA DATA ESTIMADA

Provável data da última menstruação:
Idade Fetal Hoje
Melhor período para verificação do NT:
(12 semanas 3 dias até 13 semanas 3 dias)
Data de Morfologia;
(19 semanas)
Primeiros batimentos do coração por Doppler:
(11 até 12 semanas)
Melhor época para avaliar o comprimento cervical em pacientes com fatores de risco:
Melhor hora para o ultra-som de anatomia de rotina:
(18 até 20 semanas)
Data estimada de nascimento:
Agende sua Consulta
Entre em contato comigo através do formulário, telefone ou whatsapp.

